Textos
Primeira "Smart City" é do Brasil!
Com isso, tornou-se muito mais fácil e cômodo aos os usuários ter o controle de todas suas atividades reunidas em um só lugar.
Daí que surge a Domótica, que nada mais é a robotização, o controle automatizado das nossas casas. Cada vez mais surgem objetos inteligentes voltados para residências, como lâmpadas de led com controle de cor e intensidade e geladeiras que fotografam a parte interna e servem como media center.
Essa é a proposta do projeto Croatá Laguna EcoPark. Localizada em Croatá, São Gonçalo do Amarante, no oeste do Ceará, nas proximidades com o Porto de Pacém e a Companhia Siderúrgica do Pacém, conta com 3.300.000 m2 de área e promete se tornar referência para outros municípios brasileiros.
A 1º Cidade Inteligente Social do Mundo, ao contrário do que se imagina, será de baixo custo, fazendo parte do "Minha Casa, Minha Vida", que garante financiamento e descontos aos proprietários. Apesar disso, a estrutura da cidade será de excelente qualidade, contando com instalações subterrânea de rede elétrica e de fibra óptica, estruturas ainda raras no Brasil.
Se preocupando com o crescimento avançado da população nos próximos 20 anos, as ruas e avenidas são planejadas, como num tabuleiro de xadrez. Todas as casas terão iguais dimensões, mantendo a estética e o conforto igualitário.
A preocupação com o meio ambiente é um destaque, contando com ciclovias, áreas verdes e materiais que auxiliam na redução do consumo de gases, eletricidade e na diminuição do efeito das "ilhas de calor". Postes com painéis fotovoltaicos, aproveitamento de água pluvial e playground que produz a própria energia são exemplos de aplicações.
A parte "inteligente" da cidade contará com um aplicativo, no qual os habitante poderão consultar a qualidade do ar e da água, a disponibilidade de vagas para carros, o consumo de energia elétrica e água individuais, eventos, entre outros. Para tal, sensores serão espalhados pela cidade. Além disso, boa parte da cidade, principalmente os espaços públicos, contará com WiFi grátis.
Cada lote padrão, de 120m², sai por, em média, R$ 32.000,00; podendo chegar a menos com descontos e benefícios. O prazo de entrega inicial está previsto para Dezembro/2017.
Para saber mais sobre o projeto acesse o site ou o Facebook.
- Com informações do Tecmundo e UFSC.
Apesar de ser um sonho alcançavel, poucas pessoas o conhecem. Em virtude deste post de fácil entendimento e de abordagem direta é possivel compreender o conceito de Cidades Inteligentes e seus objetivos e aplicações. Parabéns pelo post!
ResponderExcluirCidade Inteligente fazendo parte do "Minha Casa, Minha Vida". Ótima iniciativa com um projeto de baixo custo visando a qualidade de vida.
ResponderExcluirÉ bom ver que o nosso país apesar dos pesares está investindo em inovação visando melhorar a qualidade de vida da população.
ResponderExcluirBom lembrar que ocorrerá a IEEE International Summer School em Smart Cities (IEEE S3C)
ResponderExcluirO IEEE S3C 2017 será realizado de 6 a 11 de agosto de 2017 em Natal, Brasil. A Escola oferece uma ampla gama de cursos de ponta e outras atividades lideradas por alguns dos mais proeminentes pesquisadores e profissionais da área. Convidamos envios em papel apresentando trabalhos originais, projetos em andamento e resultados de estudos de caso em todas as áreas de interesse para cidades inteligentes.
Iniciativa bastante interessante. É ótimo saber que a primeira Cidade Inteligente "propriamente dita" será nossa, mostra que o país está de fato evoluindo com o passar dos anos.
ResponderExcluir