Textos
Plano de internet das Coisas sai em outubro!
O Plano Nacional de Internet das Coisas, que foi anunciado pelo governo em dezembro do ano passado, vai ganhar sua versão final no começo de outubro. O documento reúne diretrizes para alavancar a criação de novas tecnologias de "Internet of things" no País entre 2018 e 2022. A aprensentação do documento final está programada para ocorrer na Futurecom, a maior feira de telecomunicações da América Latina, que acontece em São Paulo entre 2 e 5 de outubro.
O BNDES e o MCTIC formulam o estudo e o plano em parceria com 1 consórcio formado por entidades privadas (a empresa de consultoria McKinsey, a fundação CPqD e o escritório de advocacia Pereira Neto Macedo). As iniciativas se concentram nas áreas de saúde, indústria, agricultura e infraestrutura urbana (cidades inteligentes).
O diretor do MCTIC, Thales Marçal numa entrevista ao canal do YouTube CDTV, durante o Painel Telebrasil. Atualmente, o estudo - que dará suporte ao Plano Nacional de IoT - está passando por um processo de "pente fino" na Câmara, responsável por finalizar e tornar válido o documento. Já o Plano Nacional de Internet das coisas tem lançamento previsto para o final de outubro, apíos o engajamento de diferentes ministérios e agências reguladores, entre elas, a Anatel. Confira a seguir a entrevista com Thales Marçal.
Obrigado pela leitura, meu nome é Davi Santos Freire e nos
vemos no próximo post sobre IoT. <3
ResponderExcluirAté onde vocês acham que nós, alunos de graduação de cursos informacionais, vamos alcançar desse projeto?
Vocês acham que nós "tomaremos" com essas mudanças?
Depende muito, talvez nós estudantes não sejamos total prioridade. Mas como o intuito é trazer inovações e alavancar o mercado de IoT no Brasil, nós estudantes somos um agente importante nessa mudança.
Excluir